Saindo da Rotina - Dicas de livros


Saudações!

A partir de hoje todos os sábados vou liberar uma lista com 4 dicas de livros para você sair da rotina. Sabemos que qualquer leitor tem uma preferência por um certo gênero literário, no meu caso, adoro um bom romance histórico, grande parte das minhas leituras são desse gênero. Então não é a toa que muitos leitores acabam enjoando da leitura e isso acaba impactando negativamente e a vontade de ler diminui com o tempo.

Mas também existem leitores que não querem se arriscar e já de cara dizem NÃO sem nem tentar. Já fiz isso várias vezes, posso dizer que grande parte das leituras que inicialmente relutei para ler foram os que mais me impressionaram positivamente.

O objetivo dessa coluna é justamente dar essa oportunidade para você leitor, tentar se aventurar por outros gêneros até porque há um universo de possibilidades, tantas histórias maravilhosa nos aguardam, então prepare-se e se permita!



A primeira dica de livro é da autora Chimamanda Ngozi Adichie uma autora nigeriana muito conhecida em seu País.

No Seu Pescoço – Chimamanda Ngozi Adichie
 A escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie vem conquistando um público cada vez maior, tanto no Brasil como fora dele.Em 2007, seu romance Meio sol amarelo venceu o National Book Critics Circle Award e o Orange Prize de ficção, mas foi com o romance seguinte, Americanah, que ela atingiu o volume de leitores que a alavancou para o topo das listas de mais vendidos dos Estados Unidos, onde vive atualmente. Ao trabalho de ficcionista, somou-se a expressiva e incontornável militância da autora em favor da igualdade de gêneros e raça.
Agora é a vez de os leitores brasileiros conhecerem a face de contista dessa grande autora já consagrada pelas formas do romance e do ensaio. Publicado em inglês em 2009, No seu pescoço contém todos os elementos que fazem de Adichie uma das principais escritoras contemporâneas. Nos doze contos que compõem o volume, encontramos a sensibilidade da autora voltada para a temática da imigração, da desigualdade racial, dos conflitos religiosos e das relações familiares.
Combinando técnicas da narrativa convencional com experimentalismo, como no conto que dá nome ao livro — escrito em segunda pessoa —, Adichie parte da perspectiva do indivíduo para atingir o universal que há em cada um de nós e, com isso, proporciona a seus leitores a experiência da empatia, bem escassa em nossos tempos.


A segunda dica é praticamente uma autoajuda voltada para os bagunceiros de plantão (me inclua nessa). Esse livro está na minha lista de compras!

A Mágica da Arrumação - Marie Kondo
A mágica da arrumação se tornou um fenômeno mundial por apresentar uma abordagem inovadora para acabar de vez com a bagunça. Aos 30 anos, a japonesa Marie Kondo virou celebridade internacional, uma espécie de guru quando o assunto é organização. Seu método é simples, porém transformador. Em vez de basear-se em critérios vagos, como “jogue fora tudo o que você não usa há um ano”, ele é fundamentado no sentimento da pessoa por cada objeto que possui. O ponto principal da técnica é o descarte. Para decidir o que manter e o que jogar fora, você deve segurar os itens um a um e perguntar a si mesmo: “Isso me traz alegria?” Você só deve continuar com algo se a resposta for “sim”. Pode soar estranho no começo, mas, acredite, é libertador. Você vai descobrir que grande parte da bagunça em sua casa é composta por coisas dispensáveis. Prático e eficiente, este método não vai transformar apenas sua casa – ele vai mudar você. Rodeado apenas do que ama, você se tornará mais feliz e motivado a criar o estilo de vida com que sempre sonhou.



A terceira dica é para quem gosta de História e também curiosidades - Mary Del Priore é especialista em História do Brasil, sou muito fã do seu trabalho e seus livros são fascinantes além de agregar conhecimento. 

Histórias e Conversas de Mulher  -  Mary Del Priore
Namoros com homens mais jovens. A paixão por usar botinhas de salto. Corpo trabalhado artificialmente para projetar seios e nádegas e assim ficar mais voluptuoso. O uso de cremes com ingredientes naturais para clarear a pele. Sim, a vida de algumas sinhás do século XVIII lembra a de uma mulher do século XXI… mas só na aparência. Foram necessários mais de 200 anos para que as mulheres conquistassem direitos que permitem a livre expressão e o exercício da cidadania – votar, usar anticoncepcionais, divorciar-se, ir à praia de biquíni, ocupar cargos de alto escalão em empresas multinacionais e muitas outras coisas. Este livro revela como evoluiu – e se revolucionou – a vida das brasileiras, dos tempos da colônia portuguesa ao início do século XXI.
 


A Quarta indicação é um livro que também está na minha lista de leitura!

Desvendando Jack, o Estripador - Russell Edwards
Reunindo descobertas forenses inéditas – que incluem provas fundamentais de DNA – e incorporando um trabalho de investigação histórica, este livro revela com exclusividade a verdadeira identidade de Jack, o Estripador. Em 2007, o empresário Russell Edwards comprou um xale que supostamente teria sido deixado junto ao corpo de Catherine Eddowes, uma das vítimas do serial killer. Ele sabia que, se fosse genuíno, o xale seria a única prova de evidência ainda existente do local do crime. Para Russell, foi o começo de uma busca extraordinária de sete anos, a qual ele não tinha ideia de que sua jornada o levaria tão longe. Depois de um intenso exame forense, realizado pelo Dr. Jari Louhelainen, especialista de renome mundial, provou-se que o xale não apenas era legítimo, mas que também continha traços do DNA do assassino – DNA que permitiu a Russell finalmente desvendar o nome de Jack, o Estripador.


Nossa lista dessa semana se encerra por aqui, espero que vocês possam se permitir conhecer novos gêneros, novas histórias!



24 comentários

  1. Gostei das dicas, todas de diferentes estilos literários, vou aproveitar!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila,
      Essa é a ideia vários títulos diferentes para nos aventurar por outros mares.

      Excluir
  2. Olá! Achei bem diversificada sua lista e amei isso! As vezes nos pegamos lendo uma variação da mesma coisa e conhecer essa diversidade nos faz sair da área de conforto! Eu gostaria muito de ler "No seu pescoço" parece muito bom <3

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ritchelly é muito importante sair da zona de conforto, só assim conhecemos novos horizontes, novos gêneros, novos autores.

      Excluir
  3. Um dia eu quase comprei o Desvendando Jack, o Estripador, parece ser mesmo excelente. A identidade do assassino é um mistério até hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, sim até hoje ainda continua como mistério, eu mesma quero comprar o livro.

      Excluir
  4. Menina,
    dicas muito boas e completamente diversas!
    Adorei a do Desvendando Jack, o Estripador! Certamente, vai entrar na minha lista de compra!

    ResponderExcluir
  5. Amei as dicas, bem diferentes. Desses eu só conhecia No seu pescoço que ainda não li, mas está na minha listinha de desejados.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, fico feliz que tenha gostado das dicas, ele também está na minha lista de desejados.

      Excluir
  6. Nunca li nenhum desses. Mas, com certeza, preciso ler esse A Mágica da Arrumação. (Minha casa agradece a dica!) rsrs

    ResponderExcluir
  7. Amei o post comprei um kindle recentemente e estou atras de bons livros, e o "no seu pescoço " e um que ja esta na lista a um bom tempo, amei o post vou ate salvar aquim.. faz mais post nesse estilo❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana, deixa comigo, farei sim! Já estou lendo no seu pescoço e amando.

      Excluir
  8. Achei super diversificada sua lista, tem duas autoras que faz tempo que eu quero ler, mas estou protelando que é a Mary del Priori e Marie Kondo. Parabéns por essa coluna, vai ser bem interessante para nós leitores. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, assim como vc estou protelando também, tenho dois livros da autora Mary del priori, acho que assim que eu começar vou gostar.

      Excluir
  9. Parabéns.
    Bem diversificado em 🤗 me indicaram o Desvendando o Jack estripador, mas ainda nao o li

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas, ele também está na minha lista, acho que só em saber que realmente foi verdade já deixa o livro empolgante.

      Excluir
  10. Olá! Eu sempre adoro dicas de livros. E, se eles ajudam a sair da zona de conforto, ainda melhor. Já conhecia a primeira escritora por seu livro premiado, ainda que não o tenha lido; mas foi bom saber que ela tem um de contos também, especialmente com uma rotina tão corrida como a nossa costuma ser.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lethy, estou começando a ler esse livro e posso dizer que realmente é maravilhoso, agora sei porque essa autora é tão comentada lá fora.

      Excluir
  11. Sobre Jack, o livro é baseado em fatos reais? Pois caso não seja, o autor encontrou um puta gancho para criar a estória.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipe, sim, o livro é baseado em fatos reais, tenho certeza que isso foi de caso pensando, pois mesmo após tantos anos se não for um século essa história ainda rende muito.

      Excluir
  12. Já cheguei a ler várias histórias sobre o Jack e acho as versões muito boas, sei que não se tem provas de que ele realmente existiu mas adoro contos. Seu post foi bem informático e detalhado,amei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, ainda não li nada sobre o caso de jack mas ele já esta na minha lista, acho que tá na hora de saber um pouco mais sobre o enredo

      Excluir

Navegação com títulos dos posts

Editoras Parceiras

Editoras Parceiras