Resenha: Histórias do Cotidiano - Mary Del Priore


Histórias do Cotidiano’ é uma coletânea de artigos escritos para o jornal, agrupados em cinco capítulos temáticos – corpo, família, convívio, mulher, crianças, jovens e velhos









ISBN-13: 9788572441896
Ano: 2001 / Páginas: 128
Idioma: português
Editora: Contexto
Skoob
Classificação



Atualmente estou tentando sair um pouco da minha zona de conforto, aventurando-me por outros gêneros, cores e sabores. Histórias do cotidiano de Mary del Priore foi uma maravilhosa escolha, além de ser um livro que agregou muito conhecimento, ele também me fez refletir sobre determinados assuntos.

Este livro aborda temas do cotidiano resgatando informações que a sociedade deixou de lado, cada capítulo uma nova redescoberta e o mais fascinante de tudo é a facilidade com que a autora  leva o leitor a viajar no tempo. A linguagem se torna tão gostosa que parece ser mais um dialogo (ou aula) tornando a leitura ainda mais prazerosa, além do mais ele instiga o leitor a pensar e se conscientizar em vários momentos:


"Falo mal da Barbie para lembrar a mães, educadoras, psicólogas e professoras que somos responsáveis pela construção da subjetividade de nossas meninas. Mas a futilidade de Barbie não exclui a sua utilidade de lembra-nos que temos de lutar por valores melhores do que o dinheiro ou de desejarmos para nossas filhas outra coisa que tornar-se simples mulher-objeto." (p.47) 
O livro em si é composto por cinco capítulos:
1) corpo; 
2) família; 
3) convívio;
4) mulher; 
5) crianças, jovens e velhos

Logo de inicio o assunto é o sutiã (isso mesmo) a autora traz informações históricas sobre essa peça mais amada e idiota e de como ela se transformou ao longo do tempo e claro da representabilidade principalmente na primeira Guerra Mundial:

"Com a Primeira Guerra Mundial, e por razões bem mais práticas do que médicas. Um grande número de mulheres entrou para o mercado de trabalho. A socialização dos corpos em torno das máquinas exigia o uso de sutiãs para tornar os movimentos mais firmes. Não se tratava mais de um sutiã destinado a aguçar os sentidos e o desejo masculino, mas algo que protegesse e desse confiança à mulher na sua atividade diária. O primeiro sutiã — já se disse — a gente nunca esquece. Mas é bom não esquecer, também, que até ele tem história." 

Outro capitulo que aborda um tema atemporal e reflexiva é " À procura do corpo perdido - O desejo pelo corpo perfeito um padrão universal e até onde as pessoas vão para conseguir essa tal perfeição. Além disso a autora nos leva para um passeio ao passado para conhecer a raiz dessa corrida louca pela a juventude eterna. É perceptível a revolta da autora com o desrespeito que a sociedade tem com sua própria biologia, exigindo que as mulheres tenha uma única beleza. Mary Del Priore faz até uma analogia com a boneca Barbie.

"Ora, o Brasil é um país mestiço. Nossos corpos são o resultado de uma longa história biológica em que se misturam índios, negros, brancos de várias procedências e amarelos. O resultado foram ancas, cabelos crespos, a maneira ondulante de andar - que Gilberto Freyre chamava de 'morenidade'. É preciso proteger e libertar nossa sociedade do que ela pode fazer com ela mesma. É preciso proteger nela sua integridade, sua identidade subjetiva e genealógica, a dignidade de suas formas e das suas cores originais contra o materialismo e o desmantelamento do corpo. Xô Barbies, próteses, anabolizantes, anoréxicas e oxigenadas! Abaixo a insistência em fabricar mulheres sem marcas nem diferenças capazes de individualizá-las. Num país onde são tantas as variáveis corporais, onde graças e desgraças são distribuídas de acordo com as diversas heranças biológicas e sociais, a imposição de um modelo 137 'perua' importada só é boa quando se trata de veículo de passeio sobre quatro rodas!" (p.22)
É um livro que merece ser lido, tanto por seu conteúdo, quanto pela autora Mary Del Priore, ela ganhou o Prêmio Jabuti com a obra História das mulheres no Brasil e o Prêmio Casa-Grande & Senzala pela organização da obra coletiva História das crianças no Brasil. Tenho certeza que o leitor só tem a ganhar ao dar uma oportunidade para o livro.

Quando eu disse que estou buscando novos gêneros, realmente estou não só para o meu crescimento seja como leitora ou pessoal, mas também para poder compartilhar com vocês. Pois nesses quase cinco anos como blogueira literária, percebo a deficiência de indicações de livros que realmente vale a pena serem lidos. Até porque o mundo não é só feito de romances, é necessário que os leitores expandam seus horizontes até mesmo tornando-se mais críticos.






19 comentários

  1. NOSSA TO INDO COMPRAR ESSE LIVRO AGORAAA! Adoro essa autora, é um ótimo livro pra quem gosta de história e eu amo! Amei os trechos que você separou tbm!

    Beijos, Gi.
    Blog Dicas da Gi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente ela é maravilhosa! Esse livro precisa ser lido por todos...

      Excluir
  2. Olá.

    Ainda não conhecia essa autora, é pelo não publicado, e bem difícil de ler lido nos dias atuais.
    Adorei sua resenha, tbm estou na fase, sair da zona de conforto kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, tive que sair da minha zona de conforto, se não, eu mesma iria me prejudicar nas leituras.

      Excluir
  3. Olá, tudo bem? Não conhecia Histórias do Cotidiano nem Mary Del Priore. Adoro ler coletâneas porque sempre dá para conhecer melhor a escrita de algum autor e seu trabalho desenvolvendo histórias. Adorei a dica, anotada <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim como você gosto de ler coletâneas acho fundamentais na hora daquela ressacas literárias.

      Excluir
  4. Eu ainda não conhecia a autora e nem o livro no entanto ao ler a resenha fiquei numa vontade de ler o livro todo..
    www.robsondemorais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante a proposta desse livro, uma coletânea de artigos separados por tema acredito que gerem uma leitura dinâmica e atraente. De vez em quando é bom sim dar chance a novos estilos literários, amplia o nosso leque de conhecimentos.

    ResponderExcluir
  6. Ótima proposta pra quem curte história, não faz muito meu gênero.

    ResponderExcluir
  7. Oi Wanderléa, tudo bem?

    Acho ótimo quando nos arriscamos em novos gêneros, pois isso acaba aumentando a nossa visão de mundo e até da literatura. Ainda não conhecia esse livro, mas fiquei bem interessada, principalmente pelos tópicos abortados. Sua resenha ficou excelente, Parabéns!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Que livro interessante!! Adorei a premissa e se for bom quanto sua resenha estou indo agora mesmo comprá-lo
    Amei

    Blog Levando a Sério | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  9. Super gostei da proposta do livro. E é difícil largar a zona de conforto, né. Mas eu gostei bastante da dica, até anotei aqui.

    ResponderExcluir
  10. Já adicionei no skoob, adoro esses tipo livros, é muito bom diversificar.

    ResponderExcluir
  11. Completamente apaixonada por esse livro. Também não é o tipo de livro que escolheria, no entanto, depois de ler a sua resenha fiquei super empolgada. Sabe que o primeiro tema que você abordou (barbie) já me fez pensar imensas vezes Eu olho para a boneca e vejo o ideal da perfeição aquilo que todas ambicionamos, mas sabemos que não é real, no entanto, na cabeça de nossas crianças será que percebem que não é real? Será que não estamos construindo mentes mais fúteis? Eu tento sempre fazer minha filha perceber que o que importa é a beleza que carregamos dentro... Um beijinho

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Não conhecia esse livro e parece ter história maravilhosas, que de alguma forma influencia nos dias de hoje, gostei da sua resenha e espero poder conferir esse livro, que também é bem longe da minha zona de conforto.

    beijos!

    ResponderExcluir
  13. NOssa fiquei impactada com os trexos estraidos do livro e mostrados aqui. Sou dessas que ama romance, mas não posso negar a importancia de se indicar e rincipalmente de ler coisas que alem da diversão tragam aprendizado. Claro que ele vai para minha TBR otima dica.

    ResponderExcluir
  14. Não sei se foram os trechos que você separou ou se o livro é realmente incrível, mas já fiquei super interessada pelas temáticas abordadas. Muito obrigada pela indicação e adorei o seu blog, Wanderléa! :)

    ResponderExcluir
  15. Esse com certeza é um livro que eu escolheria para ler. Amo esses tipos de livros que nos ensinam de alguma forma.

    ResponderExcluir

Navegação com títulos dos posts

Editoras Parceiras

Editoras Parceiras