Bate-Papo: Capas iguais, histórias diferentes.


Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.


Era o que o Antoine Lavoisier, pai da química moderna afirmava. Mesmo após sua morte em 1794, essa afirmação ainda continua tão presente em nossas vidas, uma frase que resume bem o nosso século; principalmente quando falamos sobre capas de livros.

Quem nunca entrou em uma Cultura ou uma Saraiva da vida e encontrou dois livros com capas iguais, porém com histórias, editora e autores diferentes?  Provavelmente sim, se não, hoje você vai ver...


É muito comum, editoras selecionar imagens de bancos de dados free, ou seja, qualquer pessoa pode usar sem pagar nada, pois é livre de direitos autorais. Mas até ai tudo bem, o que eu não acho legal é a editora não se preocupar em mudar nada, colocar apenas alguns efeitos de cores, o nome do título e do autor ( embora as fontes em alguns casos sejam as mesmas) e pronto. A capa está pronta e agora vão pedir um preço exorbitante pela " a arte" e o autor vai ter que desembolsar para ver seu sonhos físicos nas prateleiras das livrarias. 

Isso acontece muito, principalmente com os livros nacionais. Tem autores que não ligam, mas outros sim.

Agora, eu como leitora DETESTO. A capa é como um cartão de visita, DNA ou Impressão digital do livro.

Vamos ver um exemplo:

Apaguei o título e o nome do autor, porém tenho certeza que de cara você vai saber qual é o título quem é o autor. Você imaginária essa capa com um outro título? Eu não consigo imaginar, e talvez nem combinaria.


Eis o livro do John Green, a mesma capa, porém em línguas diferentes. Mesmo alguém que não saiba ler em outra língua, tenho certeza que irá identificar. Primeiramente irá conhecer pela a capa e depois pelo o nome do autor.  

Acho que deu para entender o ponto que quero chegar né? 

Selecionei algumas capas na internet, e vocês verão com os próprios olhos como isso é normal ( infelizmente)


,

Aqui a semelhança é gritante! Obvio que a única mudança é o angulo, cor, editora, titulo e autor.


Outro exemplo gritante de semelhanças...


A.C Meyer é uma maravilhosa autora brasileira, seus livros já estão na minha listinha de compras. As capas são idênticas, um pouco de zoom na segunda e uma clareada leve.


  Não vou falar nada...


Essa até que não tá tão igual!


Bom, acho que não preciso mais de provas! Quero deixar claro, que não sou contra usar as mesmas imagens, mas poxa, será que não dá para alterar alguma coisa? usar um pouco mais de criatividade? Além de usar um angulo e tons diferentes? O autor paga caro para ter uma capa que reflete sua história, então eu acho eles merecem ter algo único. não é?



5 comentários

  1. Olá! Adorei o seu post, principalmente valeu pelo alerta! Ainda não tinha visto essas semelhanças e estou realmente impressionada! Também não gostaria de ter livros com capas iguais e nomes diferentes, concordo com você que a capa é a impressão digital do livro!
    Já estou seguindo o blog, já ansiosa pelos próximos posts.
    Beijos!

    Karla Samira
    www.pacoteliterário.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karla obrigada por sua visita. Bom resolvi fazer esse post pq recentemente comprei um livro, quando cheguei em casa deparei-me que tinha um com a mesma capa.

      Excluir
  2. Oi querida,

    que post bacana! E realmente, é mais comum do que imaginamos, livros diferente com capas iguais! Um caso que acho interessante é o dos livros Sedução da Seda e Madrugadas do Desejo. Dois romances de época com capas praticamente iguais, só muda o angulo e o objeto na mão das modelos, depois você compara para ver rs

    Beijos!
    Visite o Mademoiselle Loves Books
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, obrigada por sua visita, eu ainda não vi as capas, mas vou ver agora. Acho que os capistas estão sem criatividades não é?

      Excluir
  3. Olá Wanderléa, tudo bem?
    Primeiramente gostaria de agradecer pela sua visita no meu cantinho e vim tentar retribuir um pouco do carinho que você deixou por lá rs. Segundo, parabéns pelo blog e que você tenha muito mais sucesso com ele, sempre <3.
    Agora em relação as capas, eu tô chocada, a capa de um livro pra mim é realmente sua identidade e não sabia disso, talvez porque nunca vi dois livros com capas tão semelhantes assim, vou ficar bem atenta.

    Um beijão.
    Lari | www.feminicesdalari.com.br

    ResponderExcluir

Navegação com títulos dos posts

Editoras Parceiras

Editoras Parceiras