Resenha: Preces e Mentiras - Sherri Wood Emmons

SINOPSE: Quando Bethany, de 7 anos, conhece sua prima de 6 anos, Reana Mae, é o começo de uma relação desajeitada que salva ambas de uma solidão profunda. Todo verão, Bethany e sua família vão de Indianápolis para West Virgínia. Para a mãe de Bethany, essas viagens até lá a lembraram de sua infância  pobre próxima ás minas d carvão. Um lugar do qual ela desejou escapar. Mas seus amados familiares e a amizade de Bethany e Reana Mae continuavam trazendo lembranças.

No entanto, conforme Bethany cresce, percebe que a vida nessa comunidade pequena e unida não é tão simples quanto pensava... Que as cabanas na beira do rio, que guardam muito da história de sua família, também geram fofocas escandalosas... E que aqueles mais próximos a ela guardam segredos inimagináveis. No meio das florestas densas e da beleza silenciosa do vale, esses segredos estão finalmente sendo revelados, com uma força suficientemente devastadora para acabar com vidas, fé e com a ligação que Bathany pensou que duraria para sempre.



ISBN: 9788581630458
Editora: NOVO CONCEITO
Ano: 2012
Número de páginas: 368
Assunto: Drama
Classificação:



Um livro que merece ser lido, ser discutido e apreciado.


O enredo se passa no interior do E.U.A, entre as décadas 60, 70 e inicio dos anos 80. Todos os anos a família de Bethany costumava passar as férias no interior. É lá, onde Bethany desenvolve um laço de amor por sua prima Reana e que por conta desse amor Tracy, irmã de Bethany passa a odiar a própria prima. Mesmo sendo perseguidas pelo ódio de Tracy, Bethany e Reana se divertem juntas. 

Toda a narração se desenvolve sobre a perspectiva de Bethany. Porém, não prejudica o leitor a se conectar com Reana e com o seu pequeno mundo solitário.

Preces e mentiras é um livro que me encantou muito, sua linguagem simples, porém, carregada de sentimentos tornou minha leitura prazerosa. O  Enrendo não fala somente da bela amizade entre duas primas e sim, das tragedias e segredos de uma família. Na medida em que Bethany e Reana crescem, a amizade entre as duas passa por uma mudança brusca. Onde não havia segredos, passa a ter... Reana que antes era uma menina doce e desengonçada dá lugar á uma linda jovem e muito madura para sua pouca idade. Em quanto Bethany custa a dar adeus a sua infância. 

É incrível como a autora soube desenvolver os personagens, tantos os principais quanto aos secundários. Na verdade, na minha opinião, não há personagens secundários, todos tem um papel fundamental para que a estória aconteça, até mesmo Tracy irmã de Bethany, que era uma junção de mocinha e vilã. Lembrando que Bethany tinha outras irmãs, cada qual com seu drama. 

Cada personagem tem seu próprio drama e com Reana não é diferente, ela passa por algo que além de me comover me fez refletir. Quando Bethany descobre o que Reana foi capaz de fazer, logo de inicio ela se desespera e não acredita, pois para ela, elas ainda eram crianças. Mas, o que ela não percebe é que a vida pode ser dura para as pessoas que não tem um meio familiar solido. 

Com o tempo, Reana vai deixando de ser aquele menina inocente que de inicio cativa o leitor e passa a ser uma menina sem consciência de seus atos e que em determinados momentos o leitor poderá sentir uma certa raiva, assim como Bethany  sentiu quando entendeu que Reana não era mais a mesma. 

“Fiquei ali por um bom tempo, olhando para a frente, sem conseguir encarar minha prima. Pareceu uma eternidade. Naquele momento, o que eu mais queria era estar em casa, em minha cama, na casa branca e limpa de minha mãe em uma rua calma de Indianápolis. Eu queria estar o mais longe possível de Reana Mae e sua família terrível. Longe do Vale de Coal River”. (pág. 192).

Mesmo com seu coração magoado Bethany não desiste de Reana, até porque sua mãe pede carinhosamente que ela nunca deixe de ser amiga dela. Já bastava os próprios pais a terem abandonado. No entanto, tudo tem um limite, só resta saber até quando Bethany continuaria sendo amiga dela.



O livro Preces e mentiras foi uma daquelas compras por impulso. A capa com uma menina loira, de olhar distante chamou  minha atenção assim que eu entrei na loja. Juntando a capa intrigante, a sinopse e o preço só contribuíram para levá-lo.

Na minha primeira semana de férias resolvi conceder uma chance para ele, e não me arrependi, a autora me conquistou logo no primeiro capítulo com sua narração envolvente, e personagens cativantes.

Esse é aquele tipo de livro que se torna difícil de resenha-lo, pois para mim, ele foi uma leitura muito reflexiva. O enredo é cheio de segredos que só são revelados na medida em que o leitor avança.

Como o título sugere: Preces e mentiras, é uma estória cheias de segredos e mentiras e que por conta delas, vários personagens sofreram, ou seja, por conta de um segredo não revelado, uma promessa quebrada, ou mesmo, uma pequena mentira dita, a vida de uma pessoa pode mudar radicalmente levando-a para o fundo do posso e de lá nunca mais sair. Ou mesmo, torna-la uma pessoa ranzinza.

Mas, não é só de tristeza que o livro aborda, nele o leitor vai conhecer personagens que sofreram agressões tanto verbais, quanto físicas. Mas, escolheram o caminho do bem, orando para as almas aflitas.

Não tenho mais o que falar dessa leitura maravilhosa, na verdade até tenho, porém as palavras fogem de mim. Um livro que merece ser lido, ser discutido e apreciado.











4 comentários

  1. Olá ...
    Não conhecia esse livro !
    A premissa é bem interessante e eu já o adicionei em minha lista de desejados .
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Wanderléa!!
    Eu faço isso de comprar livros por impulso e porque a capa me chamou a atenção, e é tão bom quando a gente pega para ler e a história é fascinante como essa né. Eu sempre tive curiosidade em relação a esse livro, mas não tive oportunidade de ler ainda.
    A tua resenha me deixou louca para comprar e acho que vou fazer isso rsrsrs.
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liziane

      Então fazemos parte do mesmo clube, rsrsrsrs. Isso acontece quase sempre, claro que teve alguns livros que me decepcionaram, mas a lista dos que eu amei é bem maior. Na verdade, é um risco quando você compra um livro por impulso, por preço ou mesmo pela a beleza da capa. Mas, não consigo mudar isso em mim. Você vai amar a leitura.
      beijos

      Excluir

Navegação com títulos dos posts

Editoras Parceiras

Editoras Parceiras